terça-feira, 20 de julho de 2010

A aparência do bem - Wil do Reino

Percebi nos meus primeiros posts e nos últimos o descaso que tenho com este blog! Já não faço mais posts como os primeiros. Já não tenho mais escrito nada.
Fica o post de hoje com um texto de um grande irmão e amigo "Wil do Reino". Sabias palavras. Vale a pena conferir:

Segue na íntegra:

Eu ainda estava na faculdade quando assisti ao filme que Mel Gibson dirigiu, A Paixão de Cristo. Uma professora, muito inteligente, tentava incutir na percepção dos alunos que aquilo não era Jesus. Era muito feio, era muito sanguinolento, aquele Cristo de Mel Gibson simplesmente era horrível. O Jesus que ela conhecia era lindo, bonzinho, singelo. Levantei a mão e disse a ela que era a manifestação mais fiel que já tinha visto dos quatro evangelhos. Ela ficou me olhando com aquela cara de “dã”. Eu insisti: Evangelhos. Mateus, Marcos, Lucas, João. Ela: Ah, não sei.
É por essas e outras que fico muito indignado com o que a religião fez com o evangelho e hoje muitos chamam de “cristianismo”. Ela, professora universitária, uma mulher inteligente, católica, só conhecia Jesus das pinturas européias, dos programas do Paiva Neto, e de suas repetidas rezas. Não havia gasto um tempo pra ler o testamento do Deus que dizia crer. Por isso, do jeito que a religião o apresentava, era o jeito que ela cria. Por isso a maioria da população mundial é escravizada. Pois Jesus disse pérolas como “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. É isso aí. Não disse: siga a religião oficial. Não disse pra você ir onde os rituais são legais. Não disse pra seguir uma tradição. Disse pra conhecer a verdade. Onde ele disse isso? Tá na Bíblia Sagrada. Se não tiver em casa, pode dar um Google aí agora.
Jesus uma vez chegou ao templo, viu as pessoas vendendo oferendas, e outras coisas para a cerimônia, ficou revoltado. Pegou um chicote e saiu derrubando tudo. Pode dá um Google aí. Tá na bíblia. E se ele chegasse hoje, fizesse o mesmo, nesses templos que cobram pra batizar crianças (eu falei crianças?)? E se ele chegasse hoje nesses lugares onde os sacerdotes dizem que você tem que dar uma quantia tal pela glória de Deus na sua vida? E se ele chegasse hoje e ligasse para um desses programas (tem muito mais nos EUA) que dizem que você tem que depositar uma quantia tal pra que uma profecia se cumpra na sua vida?
Na verdade, por mais absurdo que seja, as pessoas se tornaram tão cegas em suas religiões, naquilo que nos sacerdotes dizem que é verdade, que talvez Cristo fosse preso se fizesse uma coisa dessas de “sair dando chicotadas” no templo. Ainda levaria uma surra na cadeia por tentar “atrapalhar” a igreja da mãe de alguém que estivesse lá. Mas porque essa atitude? O povo não conhece o que é verdade. Qualquer coisa dita por alguém que é “autorizado” a dizer acaba virando a verdade e lei para sua vida.
A verdadeira aparência
Jesus andava na rua, tinha umas vestes até meio caras, sem costuras. Mas estava lá, todo empoeirado, suado, andando a pé o dia todo, com um bando de pescadores e gente do tipo. Não era necessariamente uma “aparência” do maior líder do mundo. No capitulo 23, inteiro, de Mateus, ele desce a lenha nos sacerdotes. Cegos foi o melhor elogio que os lideres religiosos da época receberam. Pense no quadro. Eram os senhores bem vestidos. Lideres de grandes templos. Guiavam multidões. Ditavam as leis e normas a esse povo. Talvez você pense: mas Jesus podia, né? Podia? Não estamos falando de uma pessoa que tinha programas na TV, um templo lindo e pedras, doutorado em teologia, um jatinho pra fazer os sermões nos estados… Estamos falando de um sujeito que andava de sandálias o dia todo com doze caras que às vezes pegavam espigas de milhos alheias pra se alimentar. Pois bem, esse mesmo mirou contras esse líderes e mandou ver.
Você já viu tudo errado, achou que pudesse apontar a aparência do mal, mas se sentiu intimidado, pois você não tem “aparência” adequada? Já se sentiu intimidado porque alguns líderes que escravizam o povo, que tem vestes nobres, ternos Armanis, são chamados de “dom”, “sua santidade”, “bispo”, “apostolo”, “pastor” e você é só um maltrapilho de jeans e camiseta?
Jesus era mais parecido contigo. Acredite.

Fonte: http://oreinoperdido.wordpress.com/2010/07/20/a-aparencia-do-bem/#comment-22

Visitem!

Sugestão de vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=5SBF8d11Xh4&feature=player_embedded

Vale a pena!

Fiquem na paz!

Nenhum comentário: